Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (2024)

Confira as regras para entrar na França e curta sua temporada na Europa sem se preocupar. Saiba quais são os documentos necessários.

Para alguns, impossível pensar na França sem se lembrar da boa gastronomia, da moda e dos perfumes mais famosos. Enquanto, para outros, o que chama mais atenção são os famosos pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes, o Arco do Triunfo e a Monalisa.

Entretanto, na hora de finalmente fechar a sua viagem, é comum ter dúvidas quanto ao tipo de documentação necessária para entrar no país. Principalmente após a pandemia da COVID-19.

Durante esse período, alguns países fecharam suas fronteiras completamente, enquanto outros mantiveram abertura com restrições, pelo menos quando as coisas deram indícios de que estavam melhorando. A França foi um deles.

Assim, após uma reformulação nas regras para entrar na França, era possível visitar o país novamente. Entretanto, com o avanço da vacina e uma cultura sanitária que lida melhor com o vírus, as regras foram mudando. Ou seja, novas atualizações surgiram.

Pensando nisso, e para ajudar você a se preparar para sua viagem, elaborei esse post com as novas regras para entrar na França ainda esse ano e até mesmo em 2023. Vamos lá?

Nesse post:

  • Como está a situação hoje para entrar na França?
  • Quais são as regras para entrar na França?
  • Seguro viagem é obrigatório? Precisa de cobertura para COVID?
  • Resumo das regras para entrar na França
  • Perguntas frequentes

Como está a situação hoje para entrar na França?

Atualmente, a França tem suas fronteiras abertas para todos os estrangeiros, independente do país de origem.

Além disso, todo o sistema de controle sanitário que estava vigente foi suspenso. Ou seja, as medidas adotadas pelo país durante a pandemia não mais se aplicam em todo território francês, até mesmo os ultramarinos.

  • Os viajantes não precisam mais cumprir nenhuma formalidade específica antes de entrar em território francês;
  • A apresentação de um comprovante de vacinação não é mais exigida, independentemente do país de origem;
  • Não é mais necessário justificar o motivo da viagem (“motivo imperioso”);
  • Os viajantes não precisam mais apresentar uma declaração de não contaminação nem uma declaração solene na qual se comprometem a realizar um teste de detecção da covid-19 na chegada ao país.

A determinação passou a ser válida a partir de 1º de Agosto de 2022 e pode ser acessada no site do Consulado da França no Brasil.

Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (1)

Quais são as regras para entrar na França?

A partir de Agosto de 2022, passa a ser necessário, para entrar no país, as determinações vigentes antes da pandemia. Tais como:

Passaporte

O passaporte é o seu documento para sair do Brasil e entrar na Europa. Afinal, ele funcionará como o seu comprovante de identificação no exterior.

Entretanto, é necessário que ele esteja na validade superior a 6 meses e que haja página em branco para receber o carimbo de entrada e saída do país.

O lado positivo é que, para a França, não é necessário visto. Mas atenção: esse é o caso somente para viagens a turismo e que não passem a permanência de 90 dias corridos, dentro de um período de 180 dias.

ETIAS – Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem

O ETIAS é uma modalidade de “visto” que começará a ser utilizada na Europa a partir de 2023. Entretanto, não há motivos para preocupação, pois será feito de forma online e, portanto, mais fácil e rápida.

O sistema terá como função um monitoramento eficiente de estrangeiros que entram na Europa e será utilizado por todos os países do Espaço Schengen.

Apesar de não ser um visto, e sim uma autorização de viagem, quem não apresentar poderá ter a viagem anulada, pois será obrigatória.

Passagem aérea

Ter uma passagem aérea com data de ida e volta é algo importante. Afinal, com a garantia de sua volta ao seu país de origem, é uma coisa a menos para as autoridades francesas implicarem e você se preocupar.

Comprovante de hospedagem

Esse é mais um tipo de compravação que faz com que a sua entrada seja mais tranquila. Afinal, estará mostrando onde você ficará durante sua passagem pelo país.

Caso você esteja indo visitar algum amigo ou parente, é necessário apresentar uma carta de convite informando onde você se hospedará. Caso você fique em hotel, a sua reserva já o suficiente.

Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (2)

Seguro viagem é obrigatório? Precisa de cobertura para COVID?

Seguro viagem é obrigatório para quem deseja visitar os países que fazem parte do Acordo Schengen. Além disso, é necessário que ele tenha a cobertura mínima de $30 mil euros em assistência médica em caso de acidente ou doença.

Entretanto, não é obrigatório a cobertura de COVID, mas é algo altamente recomendável. Afinal, você estará fora do seu país e é sempre bom evitar todo e qualquer tipo de perrengue.

No site da Seguros Promo você pode conferir planos de seguro viagem e compará-los, para saber qual o ideal para você. Além disso, os leitores do Viajando com Lívia contam com um cupom de desconto de 5% off na compra de qualquer plano.

>>> Veja aqui mais sobre seguro viagem para França <<<

Resumo das regras para entrar na França

DocumentoSituação
PassaporteObrigatório, com no mínimo 6 meses de validade e página em branco
VistoIsento
ETIAS – Sistema Europeu de Informação e Autorização de ViagemA partir de 2023, obrigatório
Comprovante de hospedagemNecessário
Seguro ViagemObrigatório

Leia mais sobre a França:

  • Seguro Viagem França – Qual Melhor com Cobertura Covid? [2022]
  • Free Walking Tour em Bordeaux – O Que É e Como Fazer
  • Onde Ficar em Bordeaux – As Melhores Regiões da Cidade

E aí, curtiu o conteúdo? Tem alguma dica ou sugestão pra adicionar? Manda pra mim!
Se tiver dúvidas também pode deixar aqui nos comentários!

Beijos, Lívia! Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (3)

Todas as dicas do Blog são escritas com muito carinho pra te incentivar a viajar mais pelo mundo!
Pra ficar por dentro de TODAS as minhas viagens, que tal seguir as outras redes do Viajando com Lívia?

RESERVE SUA VIAGEM PELO BLOG!

Reservando pelos links dos parceiros do blog, você me ajuda com uma pequena comissão, e não paga NADA a mais por isso! Alguns deles ainda tem desconto! E pode ficar tranquilo, aqui só me relaciono com empresas de confiança!

Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (4) Passagem Aérea: Skyscanner
Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (5) Hospedagem: Booking, Airbnb, Worldpackers
Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (6) Seguro Viagem: Seguros Promo
Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (7) Chip Internacional: Viaje Conectado
Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (8) Aluguel de Carro: Rent Cars
Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (9) Ingressos e Passeios: Get Your Guide
Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (10) Câmbio: Travelex Confidence

Perguntas frequentes sobre regras para entrar na França

Quais são as regras para entrar na França?

A França derrubou todas as medidas adotadas durante a pandemia para entrar no país. Ou seja, a partir de Agosto, entrou em vigor as mesmas regras de antes da pandemia. Passaporte válido, comprovante de hospedagem e seguro viagem são alguns dos documentos necessários. Leia mais.

Quem pode entrar na França?

Todos os estrangeiros, independente do país de origem, estão aptos para entrar na França. Leia mais.

Seguro viagem é obrigatório?

Sim. Seguro viagem é obrigatório para entrar em todos os países do Espaço Schengen, entretanto não é obrigatória a cobertura de COVID. Mas é altamente recomendável. Leia mais.

O ETIAS é obrigatório?

Ainda não. O ETIAS será uma autorização de viagem que começará a valer a partir de 2023. Entretanto, ainda não se tem uma data exata. Além disso, deverá ser emitida antes do embaque. Leia mais.


Autor

Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (11)

Redação

A equipe do Viajando com Lívia conta com mulheres apaixonadas por viagem e dedicadas a escrever artigos com dicas completas que tirem as dúvidas dos nossos leitores!

      Você também pode gostar
    • Confira os principais pontos turísticos de Bordeaux e vinícolas para adicionar no seu roteiro de viagem
    • Conheça 15 Encantadores Hotéis em Bordeaux, França
    • Seguro Viagem Paris – Qual o melhor Plano e Quanto Custa?

    As content in Portuguese is provided, I'll offer a detailed explanation of the concepts discussed in the article:

    1. Situação para Entrar na França (Current Situation to Enter France):

      • Fronteiras Abertas: Currently, France has open borders for all foreigners, regardless of their country of origin.
      • Controle Sanitário Suspenso: The sanitary control measures that were previously in place have been suspended throughout the French territory, including overseas territories.
      • Formalidades Eliminadas: Travelers no longer need to fulfill specific formalities before entering French territory.
      • Comprovante de Vacinação (Vaccination Proof): The requirement for presenting a vaccination certificate is no longer necessary, irrespective of the traveler's country of origin.
      • Motivo da Viagem (Reason for Travel): There is no longer a need to justify the reason for travel ("motivo imperioso").
      • Declarações Eliminadas: Travelers are not required to submit a declaration of non-contamination or a solemn declaration committing to undergo a COVID-19 test upon arrival.

      These changes came into effect from August 1, 2022, and more details can be found on the Consulate of France in Brazil's website.

    2. Regras para Entrar na França (Rules to Enter France):

      • Passaporte (Passport): A valid passport with a validity of at least 6 months and blank pages for entry and exit stamps is required. No visa is needed for tourism stays of up to 90 consecutive days within a 180-day period.
      • ETIAS (European Travel Information and Authorization System): Starting in 2023, ETIAS will be mandatory. It is an online travel authorization system for monitoring foreigners entering Europe, used by all Schengen Area countries.
      • Passagem Aérea (Airfare): Having a round-trip airfare is essential, providing assurance of return to the country of origin.
      • Comprovante de Hospedagem (Accommodation Proof): Proof of accommodation is required, whether staying with friends/relatives (a letter of invitation may be necessary) or in a hotel (reservation confirmation is sufficient).
    3. Seguro Viagem (Travel Insurance):

      • Obrigatório (Mandatory): Travel insurance is mandatory for countries in the Schengen Area, with a minimum coverage of €30,000 for medical assistance in case of accidents or illness.
      • Cobertura para COVID (COVID Coverage): While not mandatory, it is highly recommended to have COVID coverage for unexpected situations.
    4. Perguntas Frequentes (Frequently Asked Questions):

      • Quais são as regras para entrar na França? (What are the rules to enter France?): The article summarizes the rules, including passport validity, ETIAS, airfare, accommodation proof, and mandatory travel insurance.
      • Quem pode entrar na França? (Who can enter France?): All foreigners, regardless of their country of origin, can enter France.
      • Seguro viagem é obrigatório? (Is travel insurance mandatory?): Yes, travel insurance is mandatory for countries in the Schengen Area, and COVID coverage is recommended.
      • O ETIAS é obrigatório? (Is ETIAS mandatory?): ETIAS will be mandatory from 2023, and travelers need to obtain it online before boarding.

    In summary, the article provides comprehensive information about the current entry situation in France, the necessary documents, and guidelines for a smooth trip, with a focus on changes post-COVID-19 and the upcoming implementation of ETIAS.

    Regras para entrar na França Atualizadas [2022/23] (2024)
    Top Articles
    Latest Posts
    Article information

    Author: Gov. Deandrea McKenzie

    Last Updated:

    Views: 5865

    Rating: 4.6 / 5 (66 voted)

    Reviews: 81% of readers found this page helpful

    Author information

    Name: Gov. Deandrea McKenzie

    Birthday: 2001-01-17

    Address: Suite 769 2454 Marsha Coves, Debbieton, MS 95002

    Phone: +813077629322

    Job: Real-Estate Executive

    Hobby: Archery, Metal detecting, Kitesurfing, Genealogy, Kitesurfing, Calligraphy, Roller skating

    Introduction: My name is Gov. Deandrea McKenzie, I am a spotless, clean, glamorous, sparkling, adventurous, nice, brainy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.